O que fazer em Buenos Aires – Bairro a Bairro
Microcentro e arredores
Plaza de Mayo: é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires, Argentina. A Praça sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial até a atualidade. Seu nome comemora a Revolução de Maio de 1810, que iniciou o processo de independência das colônias da região do sul da América do Sul. Quando você estiver na praça, pode aproveitar e visitar a Catedral, a Casa Rosada, o Museu da Casa Rosada e o Cabildo. Geralmente, se concentram muitas manifestações nesta praça .
Casa Rosada: Casa Rosada é a sede da presidência da republica argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa. É possível fazer uma visita guiada, gratuita, que eu adorei e recomendo. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. As visitas são realizadas em inglês e espanhol e precisam de agendamento prévio no site. Pode ser agendada até 15 dias antes. Dica: não deixe pra agendar em cima da hora 😉 .
https://visitas.casarosada.gob.ar
Museu Bicentenário da Casa Rosada: O museu está localizado nos restos de dois edifícios historicos que foram submetidos a um rigoroso processo de restauração e recuperação patrimonial. A Aduana de 1855 e o Forte de Buenos Aires do século XVIII, que se une a Casa Rosada no final do século XIX.
O Museu possui um acervo de muitas peças de caráter histórico e artístico que compreendem desde o período hispânico até os presidentes argentinos .
Além disso, se encontra uma exposição, um mural,”Exercício Plástico”, do artista David Alfaro Siqueiros que é considerado uma obra prima da arte latino americana e que foi recuperada e restaurada para o patrimônio nacional.
Visitas gratuitas de quarta à domingo e feriados, das 10h às 17h30.
Cabildo: O Cabildo de Buenos Aires é um edifício histórico localizado na Praça de Maio da capital argentina. Durante a época colonial, o edifício foi sede do cabildo encarregado de representar a cidade frente à metrópole, com várias funções jurídicas e administrativas, além de servir de prisão. Foi no cabildo da cidade que foi declarada a Revolução de Maio de 1810, primeiro passo da independência de vários países da região platina.
Horários:
Terças, quartas e sextas: das 10h30 às 17h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h30 as 18h
Quintas: das 10h30 às 20h.
Entrada Gratuita
Catedral Metropolitana de Buenos Aires:
A Catedral Metropolitano de Buenos Aires é a principal igreja católica em Buenos Aires, capital da Argentina. Localiza-se no centro da cidade, diante da Praça de Maio. É a igreja-mãe da Arquidiocese de Buenos Aires.
A Catedral de Buenos Aires foi reconstruída diversas vezes desde suas origens humildes no século XVI. O prédio atual é uma mistura de estilos arquitetônicos, com uma nave e uma cúpula do século XVIII e uma severa fachada neoclássica do século XIX, sem torres. O interior mantém estátuas preciosas do século XVIII, bem como retábulos, bem como uma rica decoração neo-renascentista e neobarroca. No seu interior se localiza o túmulo de José de San Martín. Tem a troca da guarda de 2 em 2 horas ímpares. Eles saem da Casa Rosada até a Catedral.
Avenida Corrientes : Uma das principais avenidas de Buenos Aires. Conhecida como a avenida dos teatros. Repleta de cafés, lojas, livrarias, teatros, casa de shows, etc. Reparem que na calçada, existem diversas estrelas homenageando os artistas queridos pelo publico.
Teatro Colón: O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires, na Argentina. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. O atual Colón substituiu o teatro original, inaugurado em 1857. O atual teatro foi inaugurado em 25 de março de 1908, após 20 anos de obras. Foi onde eu assisti minha primeira ópera há 10 anos atrás. Existem ingressos a preços populares ( principalmente nos locais onde se vê a ópera em pé ). Eu amo a visita guiada que pode ser feita em espanhol, inglês e português . Todos os dias, das 9h às 17h. São $ 300 pesos.
Obelisco: Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julio, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade. Quando tem algum acontecimento importante, geralmente fica iluminado com as cores que homenageiam o evento ( cores de bandeiras de países, outubro rosa, etc ). Agora, foi instalado, um jardim vertical, com as letras B e A, de Buenos Aires.
Palácio Barolo : O Palacio Barolo é um edifício de escritórios localizado na Avenida de Maio, no bairro de Monserrat, em Buenos Aires, Argentina. Quando foi construído era o edifício mais alto da cidade e da América do Sul.
O Palácio Barolo faz referências e homenagens a Divina Comédia de Dante Alighieri. Um estilo arquitetonico único, com uma mistura de estilo românico, gótico e cúpula, com o seu estilo indiano original, região Bhubaneshwar que representa a união tântrica entre Dante e Beatrice, os protagonistas da Divina Comédia.
Dica : Faça a visita guiada das 18h ( para ver o pôr do sol ). Eu fiz a visita guiada com o Borges . Uma mágica combinação entre a Divina Comedia e a obra literária portenha de um ícone da cultura de Buenos Aires. Passagens de alguns textos do escritor argentino contadas por um ator caracterizado.
Heladeria Cadore : Cadore é uma região do Norte da Itália, a 110 kms de Veneza, perto da fronteira com a Áustria e cercada pelos Alpes. Lá, no fim do século XIX, a família Olivotti fundou a Sorvetería Cadore. Alí trabalharam tres geracoes de artesaos entre 1881 e 1949 aperfeicoando o livro de receitas familiar.
Nos anos cinquenta, a familia embarcou para America e chegou a Argentina. Em 1957 se estabeleceram na Avenida Corrientes, no mesmo lugar que até hoje guarda aquelas deliciosas receitas familiares. Alí começaram a elaborar o sorvete artesanal que os tornaria numa das mais tradicionais sorveterias de Buenos Aires.
London City: Um dos cafés notables de Buenos Aires. Veja no post:
El Gato Negro: Um dos cafés notables de Buenos Aires. Veja no post:
Tango Porteño: Show de Tango. Veja no post :