Puerto Madero
No final do séclo XIX foi decidido oferecer à cidade uma infraestrutura portuária adequada, o que originou um debate importante na sociedade portenha sobre dois projetos: um, do engenheiro Luis A. Huergo e o outro, do engenheiro Eduardo Madero.
A proposta de Madero, prevendo a localização do porto pero da Praça de Mayo, foi aprovada pelo Congresso da Nação em 1882. As obras foram inauguradas em 1897. No início do seculo XX foram construídos os depósito de tijolos à vista, que hoje são a identidade do bairro. Em seguida, já em 1916, fez-se o traçado da Av. Costanera, um dos passeios preferidos pelos portenhos, criando o Balneário Municipal. Devido à deterioração das instalações, entre 1911 y 1930, foi construído o Porto Novo, substituindo o que havia sido projetado por Madero, abandonado por mais de cinquenta anos.
Em 1989 a Cidade resolveu resgatar a velha zona portuária, pensando em integrar o rio à cidade. O projeto, liderado pela Corporação Antigo Puerto Madero – uma sociedade mixta formada pelo Governo Nacional e o da Cidade, implicou na recuperação de 170 hectares para moradias e esopaço público. Este bairro, cujas nomes de ruas são homenagens à mulheres de destaque na história argentina, rapidamente se transformou em um exclusivo centro residencial, gastronômico e de negócios na cidade.
Puente de la Mujer : (Ponte da Mulher), um dos emblemas do bairro Puerto Madero, é a primeira obra da América Latina do reconhecido arquiteto espanhol Santiago Calatrava e representa outra mostra de que a cidade busca permanentemente se posicionar a vanguarda da arte e da arquitetura em toda a região.
Trata-se de uma ponte pedestre giratória com um dos mecanismos de giro maiores do mundo, pensado para permitir a passagem das embarcações à vela que navegam pelos diques do Puerto Madero. A obra, realizada na Espanha e doada à cidade por um particular, representa a imagem de um casal que dança o tango, onde o mastro branco simboliza o homem e a silhueta curva da ponte da mulher.
Navio e Museu “Fragata Sarmiento” : Esta fragata, lançada ao mar em1897, foi uma das mais adiantadas de sua época. Possui um casco de aço revestido de madeira e chapa de cobre, três mastros e uma imponente carranca na proa com a esfinge da República Argentina. A nave foi batizada em homenagem ao fundador da Escola Naval Argentina, Domingo Faustino Sarmiento. Entre 1889 e 1938 fez 37 viagens ao redor do mundo e após funcionou como barco de práticas em águas argentinas até 1960. Dois anos mais tarde foi declarada Monumento Histórico Nacional e museu das viagens e missões oficiais realizadas. A Fragata Sarmiento representou a Argentina em numerosos eventos protocolares, tais como a coroação de Eduardo VII do Reino Unido, em 1902; as festividades do Centenário da Independência do México, em 1910; a abertura do Canal do Panamá, em 1914; e a inauguração da estátua do general San Martín em Boulogne Sur Mer, França, em 1909.
Visita ao Navio Museu Fragata Presidente Sarmiento, todos os dias das 10h às 19h . Entrada: $ 10 pesos.
Freddo: Em 1969, A Freddo abriu as portas de sua primeira loja no requintado bairro da Recoleta, na cidade de Buenos Aires. foi assim que começou a história da sorveteria com o sorvete artesanal mais delicioso da Argentina. De excelente qualidade, textura cremosa dos sorvetes e o sabor artesanal transformaram a Freddo num clássico. Com o passar dos anos abriu lojas em importantes bairros portenhos, na Grande Buenos Aires e na costa atlântica.
O sucesso tanto que en 1990 a Freddo decidiu atravessar a fronteira e instalar-se em Punta del Este, Uruguai, abrindo a primeira loja fora de seu país de origem.
A grande aceitação no exterior e a crescente reputação dos sorvetes artesanais da Freddo, foi a razão pela qual a empresa decidiu expandir-se a outros países, instalando-se no Paraguai, na Bolívia, no Chile, no Reino Unido e no Brasil, até atingir a tão esperada abertura de sua primera loja nos E.U.A. Hoje a Freddo possui mais de 150 lojas no mundo, oferecendo em cada lugar um produto único, artesanal e de alta qualidade.
Marcelo Restaurante: Leia mais no post
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