Cafés Notables – Buenos Aires
São 73 cafés notáveis, localizados dentro da Cidade de Buenos Aires e que tem como característica, serem os mais representativos da cidade.
Muitos deles foram reconhecidos oficialmente como “patrimonio cultural da cidade de Buenos Ares”, pelos seus anos de funcionamento, por estarem vinculados a historia viva das pessoas, por terem contribuído com fatores culturais e históricos relevantes, por seu desenho arquitetônico conservado, etc.
Dessa vez, eu visitei 12 cafés notables e listei por ordem de gosto. Confesso que meu xodó é o Café Tortoni ( minha visita obrigatória, todas as vezes que volto a Buenos Aires ).
Os valores ficam em media de: $60 à $110 pesos.
Sempre que eu chego nestes lugares, eu peço a sugestão deles, o que seria mais conhecido, etc. Então na maioria dos casos foram : chocolate quente, medialunas, churros, cafe com leite…essas delicias!
Geralmente das 16h30 às 18h30, estão bemmmm cheios, porque sempre que podem, os argentinos, param para seu café da tarde.
Aproveitem !!! Peçam estas delicias e enquanto isso, apreciem.
Apreciem a arquitetura, as pessoas, seus gestos, seu modo de falar, de gesticular….imaginem quantas historias passaram naqueles cafés. Sejam com os artistas famosos, entre amigos, amores, familia. Saia do celular e simplesmente…aprecie 🙂
1 ) Café Tortoni
Foi fundado em 1858 e constitui uma verdadeira atração para os que o visitam. Em suas mesas de mármore e suas paredes está presente uma parte importante da história de Buenos Aires. Frequentaram o lugar Jorge Luis Borges, Luigi Pirandello, Federico García Lorca, Julio Cortázar, Arthur Rubinstein e o mítico Carlos Gardel.
Seu primeiro proprietário foi um imigrante francês. O nome do café é uma homenagem a outro célebre café em Paris, também chamado Tortoni. A imponente fachada que dá para a Avenida de Mayo foi obra do arquiteto Alejandro Christophersen, realizada em 1898.
Curiosidades: Carlos Gardel tinha sempre uma mesa reservada para ele no Café Tortoni, longe da vista de seus admiradores.
Vale a pena esperar , quando tiver uma fila !
Endereço: Avenida de Mayo 825.
http://www.cafetortoni.com.ar/br/
2 ) Los Angelitos:
Fundado por volta de 1890 pelo italiano Batista Fazio teve o nome de Bar Rivadavia. Inicialmente foi reduto de “malandras” e “caferatas” cuja tradução do lunfardo básico (gíria do Porto) corresponde a gente de “mal viver”. “Verdaderos angelitos (Verdadeiros anjinhos)”, segundo o palavreado afirmativo do Delegado do Balvanera, o qual, sem saber, estava batizando um dos cafés mais populares de Buenos Aires.
O Café de los Angelitos é um cafe de tango histórico da Cidade de Buenos Aires. Era um lugar em que Carlos Gardel estabeleceu como seu “bar” a partir de 1912, quando começou sua carreira artística formando um duo com José Razzano. Razzano, em 1944 compós um celebre tango, com o nome de “Café de los Angelitos” .
Endereço: Av. Rivadavia 2100 (esquina com Rincón).
https://www.cafedelosangelitos.com/cafe-historico/?lang=pt-br
3 ) Petit Colón:
Foi aberto na década de 1970, mas com a decoração, parece ser muito mais antigo.
Durante a semana, você verá muitos executivos, advogados e pessoas que trabalham nos escritórios próximos, já que está perto do Palácio dos Tribunais e do Poder Judicial. Já nos finais de semana, um lugar de encontro dos espectadores do Teatro Colón, que se encontram antes das apresentações.
Endereço: Libertad 505.
4 ) La Biela:
É o mais antigo de Buenos Aires e um típico café portenho. Não só por sua história, que começa há mais de 150 anos, mas também pela decoração e localização.
Os turistas fazem suas fotos junto com as esculturas de Jorge Luis Borges e Adolfo Casares, que foram frequentadores desse requintado café.
http://www.labiela.com/por/home.php?v=1
Endereço: Avenida Presidente Quintana , “no coração” da Recoleta.
5 ) Las Violetas
Ali se instalou uma confeitaria com lustres dourados e mármores italianos. No dia da inauguração, 21 de setembro de 1884, estiveram presentes até mesmo, Carlos Pelegrini futuro presidente do país, levado por um bondinho especial, e acompanhado pelos seus amigos ilustres. Ao longo do tempo suas mesas serviram de lugar de encontro de artistas e escritores entre eles Roberto Arlt e políticos da época.
Porém em meados da década de 1920, foi construído o edifício atual. Com seus vitrais e portas de vidros convexos, seus vitrais franceses e seus assoalhos de mármore italiano. Os vitrais restaurados foram concebidos para enfeitar e dar alegria ao ambiente digno de um café daqueles tempos onde as pessoas iam passar momentos de recreação em um âmbito seleto.
Endereço: Rivadavia 3899 (Esquina com Medrano)
Endereço: Av. de Mayo 591
http://www.lasvioletas.com/v1/port/html/home/index.php
6 ) London City
O café passou por uma remodelação que buscou recuperar a estética dos primeiros tempos, a mesma que seduziu o escritor Julio Cortázar ou que era a tentação do ex-presidente Arturo, durante seus passeios pela “Gran Vía” portenha (a Avenida de Mayo).
Em suas origens, em 1895, a confeitaria e café foi uma mansão dos Ortíz Basualdo (de nobreza portenha).
Vamos fazer uma pausa para um cafezinho ?! Depois, não deixem de ler a segunda parte dessa matéria com mais outros 6 cafés notables 🙂
Bjos e deixem seus comentários amores!
Elen Cassia